Return to site

Praça Horácio Sabino é adotada por moradores

Uma nova comunidade transformou um pedacinho de São Paulo a partir de esforços direcionados. Pinheiros conta com uma nova Horácio Sabino, muito mais funcional e participativa

· Pinheiros,Moradores,Adocao de Pracas

As mudanças recentes

Desde 2016 a Associação da Praça Horácio Sabino - PRHOSA vêm tentando atuar na praça da região de Pinheiros. Diversos esforços foram somados e após um longo período de engajamento e empenho frente ao poder público a associação conseguiu aprovar um projeto de reforma da Praça Horácio Sabino.

O projeto foi doado pela arquiteta que projetou originalmente a praça, Rosa Kliass. Um termo foi assinado com a prefeitura para a doação do projeto no nome da arquiteta e da associação e uma ordem de início foi dada às obras.

Em outubro de 2016 a praça começou o processo de tomar uma nova forma, novos usos e perspectivas. Foram 8 meses de trabalho para revitalizar o espaço que ocupa dois quarteirões entre as ruas Heitor Penteado e João Moura.

A praça antes

O bairro, segundo relatos de moradores e frequentadores sempre foi muito amistoso. Há um sensação boa para quem frequenta o local por haver espaço para todos. É possível se exercitar, brincar, passear, estar entre amigos, namorar.

Criar novos espaços de convívio, melhorar a qualidade do parquinho e dos brinquedos existentes, permitir a acessibilidade ao longo do espaço, eram sonhos que os frequentadores tinham.

Por isso, o projeto foi elaborado pensando na qualidade do espaço e nas formas de uso que cada cidadão cria. A intenção era que todas as idades pudessem frequentar a praça de maneira segura e confortável.

Adoção colaborativa da praça

Todos essa dedicação local se concretizou e a praça hoje se encontra reformada e cada vez mais utilizada pelas pessoas. Moradores se cumprimentam, pessoas de diversos grupos frequentam e convivem no local.

Entendendo que isso deve ser preservado a PRHOSA sentiu necessidade de algo além da nova caracterização física do espaço. Faltaria o cuidado para manter os novos aparelhos, brinquedos, jardins e mobiliário em ordem.

Por isso, a associação, junto com o Praças mobilizou outras pessoas do bairro a participarem ativamente das atividades da praça. Foi então que uma campanha de adoção colaborativa da Horácio Sabino foi lançada.

A campanha tem a intenção de aproximar os moradores e frequentadores da praça e conta com a contribuição recorrente de cada um. É um modelo que leva em consideração e prioriza as questões dos usuários.

A prioridade agora é garantir que o espaço apresente uma qualidade boa para ser desfrutado por todos. Questões básicas como jardinagem, limpeza, gestão de resíduos estão incorporadas no escopo do projeto. Assim a praça permanece sempre bonita, limpa e segura.

Os moradores que participam do projeto acreditam que o local merece ser zelado e acompanham com atenção as mudanças que acontecem no bairro. Mais do que uma praça, entende-se que o lugar seja um espaço de encontros, de trocas e convivência entre amigos e vizinhos.

Receba novidades do projeto. Cadastre-se na newsletter

Como colaborar

A colaboração com a praça começa a partir da doação via plataforma, e se estende por todos os dias na averiguação dos resultados, no uso constante do espaço e na intenção de ajudar um espaço pensado para uso coletivo.

Para participar basta entrar no site escolher o valor que melhor se encaixa com o desejado para contribuição e fazer o cadastro. Quando completado o formulário a pessoa se torna um amigo da praça e pode acompanhar por um portal de transparência o uso dos recursos e a destinação dos serviços prestados à praça.

Deixe seu comentário

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OKSubscriptions powered by Strikingly