Return to site

Praça e prosa: histórias inspiradoras do espaço

Como uma comunidade revitalizou uma praça e criou novas perspectivas para a vizinhança e para o espaço.

· Cidadania,Adocao de Pracas,Revitalização

Prosa

  1. expressão natural da linguagem escrita ou falada, sem metrificação intencional e não sujeita a ritmos regulares.

  2. p.ext. aquilo que é material, cotidiano, sem poesia.

Um dia de domingo, céu de brigadeiro, perfume de eucalipto no ar. Um piquenique com toalha xadrez, crianças correndo de um lado pro outro brincando e cachorros buscando bolinhas. Gente de todo tipo, de todo lugar, de todas as idades convivendo pacificamente. Um lugar pra poder sentir a textura do chão, subir em árvore, balançar, correr, caminhar, viver. Um dedinho de prosa à sombra de uma centenária árvore. Novas descobertas e reencontros. Vida, tranqulidade, paz.

Essa prosa poética é com certeza o sonho de muitos cidadãos. Por conceituação todo texto em prosa desenvolve-se para a frente, ao passo que os textos em versos obrigam o leitor a regressar para dar lugar às rimas. Imaginamos um lugar seguro, agradável ao terminar a leitura e não é a toa.

A associação PRHOSA

Mas esse texto vai além, pois ele foi o catalisador da PRHOSA -Associação da Praça Horácio Sabino. Moradores e frequentadores do local se uniram a partir do movimento sem fins lucrativos para designar novos significados à praça da região de Pinheiros.

Essa história fica ainda mais bela, pois foi a partir desse contexto que a Associação estabeleceu como meta a revitalização da Praça Horácio Sabino. Armados de afeto e inspirados pela memória local conseguiram financiar em comunidade um projeto de reforma da Praça que foi assinado por sua arquiteta original: Rosa Kliass.

O principal valor das alterações se pautou na ocupação e conservação dos espaços públicos. A arquiteta, entendendo a necessidade de resignificar o espaço original a partir da demanda social assinou um novo projeto de arquitetura da paisagem, como gosta de se referir aos projetos de cunho urbano-ambiental.

Praças e PRHOSA

A iniciativa que refigurou a Horácio Sabino a transformou num local diferenciado para ser aproveitado pela população. Agora o dedinho de "prhosa" aumentou e alcançou também o Praças - empresa social que trabalha na revitalização e manutenção de praças públicas em parceria com a sociedade.

Porque para os moradores, tão importante quanto reativar fisicamente a área é manter a qualidade do espaço. A Praça vai entrar no sistema de Adoções Colaborativas unindo os Amigos da Horácio Sabino e trazendo cidadania, espírito e integração para o espaço verde.

Essa iniciativa pode ser o motor para inspirar outras comunidades a fazer a diferença. A partir dela a cidade ganhou um espaço requalificado que pode ser desfrutado por todos e que carregará a força do empoderamento social em toda sua história.

Tudo foi construído a partir da vontade social, da participação e engajamento. Por isso o Praças se dispõe a conversar e conhecer pessoas que tenham o intuito de viabilizar melhorias locais a partir da mobilização social.

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OKSubscriptions powered by Strikingly