Return to site

O que é crowdfunding?

Crowd o que? Crowdfunding ou financiamento coletivo. Entenda o que é e como ele funciona.

· Crowdfunding,Financiamento,Coletivo,Colaboração,Comunidade

O conceito de crowdfunding

Em poucas palavras o crowdfunding, ou em português, financiamento coletivo é uma prática de financiamento de projetos a partir da participação social. Ele viabiliza projetos que são financiados por um grupo de pessoas.

O financiamento coletivo, surgiu como o modelo de economia colaborativa mais fácil e viável para qualquer pessoa que quer arrecadar fundos para tirar um projeto do papel – artistas, cineastas, ONGs, idealistas, esportistas, empreendedores, entre outros.

O termo crowdfunding traduzido ao pé da letra é “arrecadação de fundos pela multidão”. Isso porque, ao contrário do investimento tradicional, em que poucas pessoas depositam muito dinheiro em um projeto, com o financiamento coletivo é possível arrecadar valores menores através de muitas pessoas (que acreditam na sua ideia e potencial).

Como funciona?

A primeira premissa para o crowdfunding funcionar é a "crowd"- multidão em inglês. É necessário ter pessoas interessadas em participar da dinâmica de financiamento, portanto deve ser algo que desperte uma importância coletiva.

Se há pessoas interessadas, há quem financie, e portanto a segunda premissa, o "funding" - financiamento em inglês -, também é englobado. Além do interesse coletivo é necessário o aporte financeiro para viabilizar a ideia do realizador. Só assim o projeto de crowdfunding se estabelece.

Portanto, as pessoas dispostas a financiar e investir em projetos procuram os que se relacionam à suas ideias e necessidades e passam a fazer parte de um grupo que permitirá que elas ocorram na prática.

É comum que ocorra a definição de metas pré estipuladas que viabilizem a ideia. Caso a meta não seja alcançada,o projeto não é financiado e os colaboradores costumam receber de volta o montante doado.

A ideia do crowdfunding é focar no potencial que a campanha tem de oferecer contrapartidas boas para todos. Uma de suas outras premissas é o ganha-ganha. Tanto quem colabora quanto quem idealiza a campanha deve sair contemplado por benefícios.

As contribuições podem ser pontuais ou recorrentes. As pontuais se constituem como uma ferramenta útil para designar recursos a itens específicos, normalmente a um único produto. Por outro lado, a contribuição recorrente é realizada regularmente, por um período constante e pode ser designada a mais de um produto ou serviço.

O financiamento coletivo cidadão

O financiamento coletivo cidadão, ou Civic Crowdfunding, é uma prática de contribuições monetárias para projetos de interesse público de um grande grupo de doadores através de plataformas de crowdfunding.

O financiamento coletivo cidadão nada mais é que um desdobramento do financiamento coletivo. Ele ainda é mais conhecido e muito disseminado no exterior. Significa que a sociedade financia as mudanças que gostaria de ver no espaço que é público.

Essa dinâmica possibilita que várias pessoas se unam para viabilizar as melhorias que as cidades precisam. Desta forma, pessoas físicas e jurídicas que tem interesse em colaborar com o espaço público, por exemplo, podem contribuir para viabilizar projetos de interesse social.

Conclusão

O corwdfunding é uma ideia que vem sido disseminada nos tempos atuais. O financiamento coletivo destinado aos espaços públicos (civic crowdfunding) tem crescido e sido usado em muitos bairros onde os moradores gostariam de reformar uma instalação, revitalizar uma praça, fazer uma horta comunitária, abrir um centro educacional, entre outros.

É uma pratica que aproxima as pessoas, criando um movimento local de transformação e impacto. A facilidade de tirar as ideias do papel é dada pelas plataformas de financiamento coletivo, em que cada um contribui um pouco para o projeto, trazendo benefícios coletivos.

Se parece uma ideia para você, basta procurar ou criar um projeto na sua localidade e chamar o maior número possível de pessoas. A plataforma Praças já realiza isso nas praças de São Paulo.

Deixe seu comentário:

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OKSubscriptions powered by Strikingly