Return to site

E se você pudesse transformar um pedaço do seu bairro?

As oportunidades que os cidadãos têm de fazer a diferença de um jeito simples e eficiente

· Participação Social,Cidade Inteligente

A participação social

As iniciativas de bairro são poderosas ferramentas de transformação urbana. Cada vez mais novos movimentos são criados para desenvolver soluções para problemas locais. Muitos são pensados no contexto de preservação ambiental para despoluição, para destinar corretamente o lixo, para criar hortas, e alguns são pensados no contexto humano para engajar vizinhos, criar festas locais, etc.

Há diversas iniciativas espalhadas pelas cidades. Muitos dos resultados alcançados pela população são positivos do ponto de vista urbano, e podem contribuir de forma assertiva em questões ligadas a gestão do poder público.

Como seria se cada morador de um bairro contribuísse de alguma forma para melhorar o espaço em que vive?​

Os mecanismos

O aumento do uso da tecnologia pode proporcionar ainda mais engajamento social. Ferramentas de comunicação tornam mais viáveis e participativos os processos que transformam os bairros. Na cidade de São Paulo, em que as regiões são divididas por prefeituras regionais esse movimento pode ser facilitado, principalmente nos que englobam diversos agentes.

A comunicação e articulação entre o poder público, instituições privadas e a sociedade civil é de suma importância. A tecnologia auxilia a garantir o acesso às informações e facilitar esses processos de intermediação.

As ferramentas de financiamento coletivo de projetos podem se apresentar como uma boa solução nesse assunto. O financiamento coletivo é uma forma de se apostar em melhorias ao aplicar uma verba para determinada atividade ou local. Isso já é feito para as praças de alguns bairros.

Algumas iniciativas

Alguns moradores de Higienópolis e do Jardim das Bandeiras, em São Paulo, se uniram em grupos de bairro para fazer parte de um coletivo de amigos que luta em prol de praças, cada um em sua localidade. Os grupos se constituem de pessoas dispostas a contribuir financeiramente para melhorias de uma praça do bairro.

Com isso, os Amigos da Praça financiam transformações locais e acompanham de perto as mudanças de seus bairros. Uma plataforma gerencia o recurso que é doado pelos participantes e o transfere para serviços de manutenção e revitalização em cada localidade.

As praças Villaboim e Horácio Sabino estão adotadas coletivamente por moradores, comerciantes e empresários de bairro. É a partir da contribuição dos apoiadores que o projeto garante as melhorias necessárias para cada praça individualmente, de acordo com a demanda e peculiaridade de cada uma.

O pertencimento local

Iniciativas como essas sãofomentadas quando as pessoas do bairro interagem. Vizinhos amigos entendem e conversam sobre as potencialidades e melhorias que podem ser feitas nas suas localidades. Por isso é tão importante as relações sociais dentro de bairros.

Cada distrito possui uma característica única e eles podem ser indutores de transformações urbanas em larga escala, pensando no contexto das cidades. Respeitar as características únicas e incorporar novos meios de uso do espaço cria uma nova sensação de pertencimento de bairro e pode impulsionar alternativas muito benéficas para todos.

O que você acha?

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OKSubscriptions powered by Strikingly