Return to site

Como a teoria das janelas quebradas pode melhorar as cidades?

A desordem como movimento transformador. Você sabe o que isso significa?

· Cidade,Espaço Público

As cidades atuais contam com diversos problemas enfrentados diariamente devido à falta de planejamento adequado. A degradação e abandono dos espaços são características recorrentes de cidades mal planejadas e cuidadas. O resultado disso é a criação de áreas inóspitas e de má qualidade.

Mas o que a é a teoria das janelas quebradas e como ela pode auxiliar a romper com esses fenômenos?

A teoria

A teoria das janelas quebradas surgiu quando dois pesquisadores tentavam provar uma suposição. Para analisar suas hipóteses os pesquisadores criaram um experimento: deixaram dois automóveis idênticos abandonados na rua, um em um bairro de alta renda e um no de baixa renda.

Rapidamente, no bairro periférico de baixa renda, o automóvel foi destruído. Suas janelas foram quebradas, o interior foi roubado, peças foram levadas embora restando somente um esqueleto depredado. Já no bairro da área nobre nada ocorreu.

O rompimento

Para validar a teoria, os pesquisadores quebraram uma janela do outro carro, que havia permanecido intacto. O resultado que se sucedeu gerou diversas conclusões. A partir da primeira janela quebrada o carro do bairro de alta renda passou a ser vandalizado também.Nos dois bairros o desamparo e a imprudência geraram resultados semelhantes.

Diversas reflexões podem ser feitas a partir disso. Essa teoria é muito aplicada nos estudos de criminologia e psicologia. Mas também cria um viés para entender questões urbanas. A questão de zelar pelo espaço público pode ser determinante.

Os resultados

Essa visão denota o conceito de que pequenos focos de desordem urbana podem dar margem a interferências e danos maiores que causariam resultados negativos na cidade.

Os espaços públicos quando bem cuidados geram uma sensação de bem estar, segurança e qualidade. Quando passamos por lugares deteriorados, nossa principal intuição é de evitar, desviar ou passar rapidamente por eles. Algumas cidades utilizam essa teoria para planejar estratégias de melhorias urbanas.

Nova Iorque alterou a aparência de algumas estações de metrô entendendo o resultado positivo que isso poderia trazer. A degradação e aspecto de abandono de alguns locais da cidade geravam ambientes desconfortáveis para ocupação social, o que consequentemente agravava ainda mais o mau aspecto.

Cuidar dos espaços públicos pode ser uma forma de se criar uma maior qualidade de vida nas cidades. Zelar pelas praças, bibliotecas, museus, etc, pode ser uma forma de resignificar os espaços da cidade, retomar seu objetivo primordial de ser um espaço de convívio e encontro. Cuidar de cada "janela" urbana pode ser uma tática de melhoria dentro de um bairro e pontualmente essas transformações podem alterar toda a dinamica social dentro do contexto urbano.

Continue lendo sobre o assunto

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OKSubscriptions powered by Strikingly