Return to site

7 projetos colaborativos que revolucionam a realidade

Os projetos colaborativos que estão mudando nossa forma de pensar e tornando as atitudes mais coletivas

· Cidadania,Praça,Participação Social,Colaboração,Colaborativo

O poder da colaboração

O mundo globalizado e conectado que vivemos permitiu a criação de diversos projetos colaborativos. Selecionamos 7 deles para mostrar como a colaboração está revolucionando o mundo em que vivemos.

A colaboração é uma ideia que vem sido usada em diferentes projetos para financiar e viabilizar novas ideias e negócios. Seja de forma financeira, ou com o uso de informações, os projetos colaborativos dependem sempre do compartilhamento.

Esses projetos se fossem feitos individualmente, não atingiriam seus objetivos, ou talvez não beneficiassem tanto a realidade a que se propõem. Confira abaixo alguns deles e entenda melhor como funciona o mundo da colaboração.

Colaboração e conhecimento

1. Wikipedia

Conhecida por quase todos que usam a internet a Wikipedia transformou o modo como adquirimos informações. Ela é um projeto de enciclopédia global, baseado na web e escrito de maneira colaborativa.

A partir dela, o modo como o conhecimento é transmitido mudou e se tornou coletivo. Tudo é produzido, editado e atualizado por uma comunidade de centenas de pessoas como você, e qualquer pessoa no mundo pode acessar e sugerir alterações no conteúdo.

projeto colaborativo colaboração

Colaboração e mobilidade

2. Uber

Recente aqui no Brasil, a Uber é uma empresa de tecnologia que desenvolveu um aplicativo para usuários que precisam de transporte conseguirem encontrar motoristas parceiros que oferecem o serviço.

Funciona quase como uma carona, mas mais sistematizada, com pessoas "comuns" tanto atras do volante, quanto como passageiras. Esse modelo de colaboração e compartilhamento acaba auxiliando na criação de cidades mais inteligentes quanto à mobilidade, principalmente nas grandes metrópoles em que a média de passageiros por carro costuma ser muito baixa.

3. Moovit

Usando um princípio similar ao Waze (outro aplicativo baseado na colaboração), o Moovit surgiu para ajudar os usuários de transporte público. Ele utiliza dados dos celulares conectados ao aplicativo para identificar as melhores rotas de ônibus, trens e metrô.

A ferramenta oferece direções passo-a-passo para qualquer destino, hora prevista para a chegada pelo transporte público, horários e itinerários de linhas, entre outras funcionalidades registradas a partir do compartilhamento. Os usuários também podem colaborar indicando as condições da linha como atrasos, limpezas, lotação, etc.

Colaboração e acolhimento

4. Airbnb

O Airbnb é uma plataforma de hospedagem global. É como abrir as portas de casa para hospedar um viajante. Pessoas que possuem um apartamento, casa ou até mesmo um quarto, colocam em oferta para que os visitantes possam aluga-los.

O serviço conecta pessoas com espaço extra em casa a viajantes buscando estadia. Quem disponibiliza o espaço ganha uma fonte de renda, enquanto quem procura se hospeda de uma maneira diferente das tradicionais ganhando uma nova experiência local.

5. Couchsurfing

O couchsurfing é uma pratica realizada por uma rede social mundial em que pessoas disponibilizam um lugar para se hospedar. Funciona como o Airbnb, mas não há a troca monetária.

Ele se baseia na experiência dos usuários com a intenção de que os viajantes conheçam a cidade com base na experiência do anfitrião. O couchsurfing é muito popular entre mochileiros, e segue a lógica da reciprocidade: eu empresto um lugar para um viajante para que quando eu for viajar também possa me hospedar no espaço de alguém.

Colaboração e coletividade

6. Catarse

O Catarse é uma plataforma brasileira que disponibiliza um espaço na web para aproximar pessoas que desejem viabilizar financeiramente determinados projetos. As pessoas propõem uma iniciativa ou ideia inovadora e fazem ela se tornar realidade a partir da colaboração direta de pessoas que se identificam com o projeto.

Funciona a partir do financiamento coletivo, que nada mais é do que a obtenção de renda a partir de diferentes fontes para viabilizar a ideia de um realizador. Ele publica uma campanha na web e abre para captação de recursos, o que irá tirar a ideia do papel e por em prática.

7. Praças

Assim como o Catarse, o Praças é uma ferramenta brasileira que conecta grupo pessoas a partir do financiamento coletivo, mas direcionado especificamente àquelas interessadas em revitalizar uma praça. Ele permite que as pessoas financiem as mudanças que querem ver na praça do bairro a partir da colaboração coletiva.

É como uma grande vaquinha em que todos participam e geram benefícios para a cidade. A lógica é garantir a qualidade da praça pela recorrência nas contribuições: um determinado valor aportado mensalmente que se designa a serviços constantes e contínuos. É possível criar uma campanha para uma praça específica ou contribuir para uma já existente.

A base é a cooperação

Todos os projetos apresentados tem uma característica comum: a cooperação. É o principio básico que permite que a colaboração se torne efetiva e transformadora.

Um mundo com projetos como esses, que são menos centralizados, que respeite as identidades locais e funcione a partir do compartilhamento entre pessoas é menos individualista e, portanto, mais justo, participativo e coletivo.

Comenta com a gente se você participa ou participaria de projetos como esses. Como você acha que a colaboração está transformando o mundo atual?

Deixe seu comentário

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OKSubscriptions powered by Strikingly