Return to site

7 árvores para plantar na calçada

Dicas de como escolher árvores para plantar nos espaço urbanos que ainda geram benefícios para a cidade

· Arvore,Cidade

Benefícios das árvores nas cidades

As árvores cumprem diversos papéis importantes nas cidades atuais. Mais do que trazer verde para os espaços, a arborização urbana oferece benefícios ambientais, estéticos e psicológicos.

Os espaços urbanos podem se beneficiar muito com esses aspectos uma vez que as arvores auxiliam:

  • na redução dos efeitos térmicos e da formação de ilhas de calor
  • redução da poluição sonora e do ar
  • no fornecimento de sombra para os dias de sol intenso
Além de diversos outros benefícios como: a fixação de carbono, produção de oxigênio, proteção contra ventos, redução da erosão e de enchentes pela retenção de água, no abrigo de espécies animais, garantindo a biodiversidade urbana, etc.

A escolha da espécie ideal

A escolha da espécie ideal da árvore pode garantir o sucesso ou fracasso de sua sustentação ao longo do tempo. Por isso é importante se atentar a 2 coisas principais: o porte da espécie e a manutenção que ela trará.

O porte da árvore pode ser determinante para algumas áreas. Para crescer de maneira saudável elas ser dispostas em áreas que evitem seu estrangulamento, onde as raízes possam crescer sem danificar sistemas de drenagem e tubulações, sem causar estragos nas calçadas e na rede elétrica.

Algumas restrições

Algumas espécies não são permitidas por serem perigosas nas cidades. Espécies com frutos muito grandes, galhos quebradiços que podem causar acidentes, ramos espinhentos que podem machucar os pedestres são normalmente desaconselhadas e proibidas pelo poder público.

A escolha da espécie correta é fundamental. Se você deseja plantar uma árvore na sua calçada, o primeiro passo é procurar a prefeitura.

Muitas delas tem um plano de arborização urbana, com espécies de árvores indicadas por profissionais capacitados. Além disso, muitas prefeituras oferecem mudas de plantas específicas que já são adequadas para a cidade.

Alguns manuais de arborização urbana ressaltam que o plantio deve respeitar o passeio do pedestre e, por isso, indicam que somente calçadas com 1,90m de largura devem receber as espécies arbóreas. Além disso, a cova para alocação das árvores deve seguir um padrão mínimo de dimensão.

Está gostando? Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro de todo conteúdo.

Nossas queridinhas

Separamos abaixo algumas das espécies que podem ser adequadas para o plantio na sua calçada. Não se esqueça de consultar o poder público da sua municipalidade e verificar como proceder com o plantio corretamente. Depois conta pra gente, qual a sua preferida?

1. Ipê -  Handroanthus albus

Arborização Árvore

Quando florescem dão um show aos olhos. O ipê já entrou para a lista como um simbolo nacional, tendo sido feita até uma proposta para substituir o pau brasil como árvore nacional.

2. QuaresmeiraTibouchina granulosa

Árvore nativa da Mata Atlântica, de pequeno porte, largamente utilizada na arborização urbana, por sua rusticidade e florescimento ornamental. Alcança até 12 metros de altura.

3. Manacá-da-serra - Tibouchina mutabilis

O manacá se consagrou nas cidades pela sua floração variada. De acordo com a idade da flor ela adquire cores diferentes: brancas, rosas ou roxas. É uma boa opção dentro do paisagismo urbano, pois suas raízes não são agressivas, podendo ser plantadas em diversos locais.

4. AroeiraSchinus molle e Schinus terebinthifolius 

Árvores belas e atrativas para a biodiversidade animal, trazendo para perto os pássaros e pequenos polinizadores. Costumam ter menor porte e podem garantir a diversidade paisagística na cidade.

5. Pau-favaSenna macranthera 

Possui rápido crescimento e características bem rústicas. É muito utilizada na arborização por esse motivo . Possui floração intensa e pode atingir até 8 metros de altura.

6. Pata de vaca - Bauhinia forficata

Espécie consagrada nas calçadas. Por causa do formato de sua folha recebeu carinhosamente esse nome. Possui flores delicadas e vagens que quando estouram e secam caem e nos deliciam quebrando sob os pés.

7. Oiti - Licania tomentosa

A árvore mais "comum"da nossa lista. Isso por que é muito utilizada na arborização de diversas cidades por possuir uma copa cheia, fornecendo bastante sombra. É bastante resistente para habitar as cidades.

Continue lendo sobre o tema:

Qual você plantaria na sua calçada?

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OKSubscriptions powered by Strikingly