Return to site

5 novas árvores para plantar na calçada e colher benefícios

Novas espécies de árvores para plantar na calçada e ajudar na arborização urbana, atrair passarinhos e melhorar a qualidade de vida!

· Arborizacão,Urbana,Arvore,Meio Ambiente,Revitalização

Por que plantar uma árvore?

Diversos estudos mostram a importância das árvores para a saúde humana e das cidades. Os benefícios são incontáveis! No nosso ultimo post sobre as árvores nas cidades demos a dica de 7 árvores para plantar na calçada. Demos algumas dicas e sugestões sobre o plantio por lá, você não pode deixar de conferir!

Basicamente as árvores são responsáveis por diversos serviços ecossistêmicos, fornecendo abrigo para a biodiversidade, diminuindo as ilhas de calor, produzindo oxigênio, retendo água e umidade e muito mais!

árvore cidade arborização urbana

As árvores são muito benéficas, o único senão ao utiliza-las no espaço urbano é a necessidade de se atentar a escolher espécimes. Deve-se optar por árvores que não vão danificar as calçadas ou as tubulações nem apresentar riscos para quem transita (como frutos muito pesados, toxicidade, etc).

Para te ajudar a escolher uma árvore que embelezará sua calçada fizemos uma lista que elenca algumas espécies. Veja abaixo.

Você gosta desse conteúdo? Se inscreva na nossa newsletter para ficar por dentro!

Que árvore plantar?

1. Pitangueira: Eugenia uniflora

A Pitangueira é uma árvore linda que pode ser usada nas calçadas. Suas pequenas flores brancas atraem insetos polinizadores e seus frutos são atrativos para os pássaros. Sua altura pode variar, mas uma coisa é certa, vai ter briga pela pitanga mais vermelha, mesmo se ela estiver lá no alto.

2. Flamboyant-mirim: Caesalpinia pulcherrima

O Flamboyant é uma árvore exuberante que também atrai diversos animais benéficos para o meio ambiente. Possui um crescimento rápido e pode chegar a até 5 metros. Suas flores podem variar do vermelho, laranja, amarelo, rosa ou branca, florescendo a partir da primavera entre setembro e maio.

3. Dama-da-noite: Murraya paniculata

A dama da noite, também conhecida como murta-de-cheiro é um tipo de arbusto e é muito utilizada para a formação de cercas-vivas. Durante todo ano produz flores pequenas e brancas com um aroma incrível! Diz-se que na antiguidade suas flores eram usadas para enfeitar o cabelo das noivas. Lindo né?

4. Jabuticaba: Eugenia cauliflora

Uma unanimidade. A jabuticaba é uma espécie brasileira encontrada em diversos lugares. Produz os frutos muito saborosos que surgem direto do caule, um diferencial dessa árvore.

5. Amoreira-preta: Morus nigra​

A amora é uma árvore frutífera, que costuma atrair muitos animais! Especialemente atrativa para os passarinhos, pode atingir até 10 metros de altura. Seu plantio normalmente ocasiona manchas no chão, devido à forte coloração das frutinhas. Se isso não for um problema, não dá pra se arrepender de escolher ela pra sua calçada! 

Árvores mudam as cidades

Destacamos que nem todas as árvores listadas acima são nativas e indicamos que a escolha sempre priorize as árvores brasileiras dos biomas específicos. Ao decidir por uma delas, certifique-se de que aquela árvore que você tanto gosta que viu numa calçada, num parque ou numa praça pode ser plantada na sua redondeza e mãos à obra! 

Quem planta uma árvore se torna um agente de mudança. Gera um benefício a mais para a cidade e para todos que vivem nela.

Quer conhecer mais projetos que estão transformando as cidades? Leia nossos outros textos!

Deixe seu comentário:

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OKSubscriptions powered by Strikingly