Return to site

5 livros sobre cidades para ler até o final do ano

Livros influentes que retratam cenários otimistas para as cidades e refletem sobre as construções e intervenções urbanas até então.

· Cidade,Livro,Urbanismo

Inscreva-se na nossa newsletter e receba nosso conteúdo.

Quantos livros você leu esse ano? Se interessa pelo futuro das cidades? Se você ainda quer se inspirar com grandes mentes do urbanismo até o final do ano esse post foi feito pra você! Fizemos uma lista com alguns dos livros que mais nos movem. Quem sabe você não se inspira e devora eles também? É quase um livro por mês, dá tempo, vai.

livros cidades urbanismo

1. Morte e vida nas grande cidades - Jane Jacobs

Jane Jacobs não era arquiteta mas ainda assim propôs diversos projetos que transformaram o planejamento urbano das cidades. Defensora de cidades mais humanas ela questiona o relacionamento das construções e dos espaços públicos a partir do domínio das calçadas e, assim, enfrenta grandes nomes da história americana para definir um novo conceito qualitativo para as cidades americanas. Livro que mesmo depois de décadas de sua publicação ainda é referência.

2. Cidade para as pessoas - Jan Gehl

Gehl é talvez o maior defensor desse conceito: cidades para as pessoas. O arquiteto dinamarquês defende a infra estrutura urbana acessível, sustentável, saudável e inclusiva. Além disso, propões soluções projetuais para a cidade ao nível dos olhos que tornam as cidades mais humanas. Leva em consideração a experiência do pedestre e dissemina a cultura de que o planejamento urbano deve ser feito por pessoas para pessoas, contrapondo a histórica evolução urbana em função do automóvel.

3. Public spaces acupunture - Helena Casanova e Jesus Hernandez

Quem procura projetos modernos de intervenções no espaço público encontra nesse livro uma fonte de inspiração. Abordando a temática recente de acupuntura urbana, fornece insights, dados e ilustrações que trabalham soluções para lugares desocupados ou abandonados e fornecem estratégias de intervenções para reativar a vida pública urbana e gerar flexibilidade e resiliência nos locais de intervenção.

4. The social life of small urban spaces - William H. Whyte

Whyte é um dos maiores defensores da apropriação comunitária dos espaços para gerar vida e qualidade para os espaços públicos. Ao estudar o comportamento humano nas cidades conseguiu sintetizar conclusões determinantes para a construção de um desenho urbano no modelo bottom-up: pensando em como as pessoas usam o espaço para então propor soluções. The social life of small urban spaces é uma verdadeira lição oriunda do poder da observação do autor.

5. Cidades para um pequeno planeta - Richard Rogers

Uma análise crítica feita por Rogers sobre a forma como a expansão urbana tem se dado ao longo da história é apresentada nesse livro. Demonstrando o poder da arquitetura e do planejamento urbano na geração de impactos ambientais e na alteração da nossa vida cotidiana, Richard Rogers apresenta lições valiosas para o futuro de nossas cidades baseado no desenvolvimento sustentável.

Continue lendo nossos artigos sobre o tema:

Qual deles você leria primeiro? Comente:

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OKSubscriptions powered by Strikingly