Return to site

10 novas idéias de brincadeiras dinâmicas para crianças

Brincar ao ar livre é tudo de bom. Venha se inspirar em atividades para fazer com as crianças na praça.

· Criança,Brincadeira,Praça

As brincadeiras ao ar livre são uma ótima opção para quem convive com crianças. Depois do nosso texto 5 idéias de brincadeiras divertidas novas opções apareceram e listamos elas para você!

Subir em árvore

Macaquices e energia de sobra? O melhor jeito é gastar subindo em árvore. Basta ficar atento para que seja feito com atenção, mas além da atividade gerar uma interação física direta da criança com o meio ambiente, gera a sensação de aventura e pertencimento.  

Plantar uma árvore

Já que vamos subir nas árvores, podemos também plantar algumas. Separe espécies nativas e veja se há alguma regra dentro do espaço que desejam fazer o plantio. Depois é só pegar as ferramentas necessárias, cavar um buraco e colocar a mudinha dentro. Uma maneira legal de ver o desenvolvimento das plantas ao longo do tempo.

Fazer um bolo de flores

Fonte: Na Pracinha

Essa brincadeira é muito legal para a imaginação e o resultado pode ficar lindo! Basta escolher galhos, folhas e flores, de preferência que já estejam caídas para não machucar as plantas e criar um "prato" assinado pelos chefinhos. Vale fazer bolo com terra, salada colorida e o que mais as idéias mandarem.

Fazer uma colagem natural

Fonte: Massa Cuca

Adoramos essa idéia! Ela é ótima para fazer em casa depois de um passeio pela natureza. E é muito simples: traga da praça ou do parque os adornos que acharem mais interessantes e colem numa superfície lisa. O fundo pode ser um papel, cartolina, papelão ou materiais reutilizáveis como plasticos, pratos, etc. A idéia dada pelo Massa Cuca é inclusive transformar a colagem num móbile. Muito legal né?

Brincar de bambolê

Não é todo mundo que tem o molejo necessário para sustentar o bambolê na cintura, mas que é legal tentar isso não dá pra negar. O melhor é que o bambolê é muito versátil e a criançada adora criar jeitos de brincar com ele. Dá pra aprender a rodar na mão, na perna, na cintura, no braço, no pescoço, onde for...

Andar de skate

Atividade muito legal para treinar coordenação e equilíbrio. Se necessário faça um kit de proteção com joelheiras, cotoveleiras e capacete para evitar machucados e ralados e depois é só treinar as habilidades numa superfície que permita o rolar das rodinhas. Ah! se não tiver skate pode ser patins, patinete, ou qualquer outro.

Andar de bicicleta

Esse programa vale para toda a família. A bicicleta exige áreas mais abertas para ser divertido. Com a abertura de algumas vias aos finais de semana fica ainda mais acessível, podendo estender a atividade por toda a cidade e sair dos parques e praças. Pedalar também pode exigir um kit de segurança, então depois de se equipar basta escolher para onde ir e aproveitar! 

Pular corda

A corda permite diversos tipos de brincadeira. É interessante levar uma corda extensa para brincar, pois muitas crianças gostam de entrar para pular. Existem diversas canções que ajudam a animar a atividade, aumentando e diminuindo a velocidade que se bate a corda. Faça um rodízio de quem bate a corda para não ficar monótono e pule o quanto conseguir!

Espalhar bolhas de sabão

Além de lindas elas são muito divertidas. Prepare com antecedência a mistura de água e sabão num recipiente e leve para assoprar por aí. Brinque de assoprar a maior quantidade possível e tentar estourar todas as bolhas que se formarem.

Explorar a natureza

Essa ultima atividade é totalmente livre. Deixe a criança solta para se aventurar com o espírito explorador. Para ajudar a alimentar a brincadeira é legal levar alguns instrumentos como lupas, binóculos, e outras ferramentas que ajudem a pesquisar e observar as diferentes escalas naturais.

(Esse post foi inspirado pelo movimento Na Pracinha)

Essas foram nossas dicas para aproveitar um tempo ao ar livre com as crianças. Se você gostou aproveite para explorar outros temas que abordamos aqui no blog pensando também nos pequenos. Leia nossos outros textos e conte o que você achou!

Continue lendo:

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OKSubscriptions powered by Strikingly