Return to site

Vizinhos salvam Figueira Centenária em Higienópolis

Conheça o tratamento natural adotado pelos moradores para salvar a Figueira da Praça Villaboim

· villaboim

Como foi o processo para manter a figueira viva, os cuidados tomados pelos moradores, e outras iniciativas inspiradoras.

Inscreva-se na nossa newsletter das Praças

A Figueira

A mais majestosa ocupante da praça Villaboim se encontra no local desde a década de 30, e cresceu junto com o entorno construindo um pouco da história de Higienópolis. Já contamos aqui no Blog das Praças um pouco da história da Figueira, que é muito estimada pelos moradores locais (saiba mais sobre a história do plantio da Figueira aqui).

O Biólogo, Pedro Coelho Massella, adubando a figueira.

Vizinhos unidos, Figueira em pé

Para se manter na praça, a figueira já passou por poucas e boas. Há alguns anos ela foi acometida por um fungo que também se espalhou por outras árvores da região. Mas, no período, a prefeitura indicou que a madeira estava danificada e que a única saída era o corte imediato da deslumbrante árvore. Felizmente, um grupo de vizinhos se engajaram, criaram o grupo SOS Praça Vilaboim e não deixaram que isso acontecesse.

O tratamento adotado para salvar a figueira foi mantê-la saudável para ela se reestruturar. Para isso ela precisaria de cuidados específicos que a prefeitura não conseguiria arcar, não satisfeitos com essa condição os moradores do bairro se mobilizaram e decidiram contratar esse tratamento natural por conta própria realizando uma "vaquinha" entre os vizinhos.

Adubação Orgânica

Preocupados com a saúde da árvore o grupo de vizinhos entrou em contato com especialistas em Biologia e Agronomia para indicarem o melhor método para salvar a Figueira. Desde 2016 o Biólogo e Educador Agroecológico, Pedro Coelho Massella, se tornou o cuidador oficial da figueira e contou pra gente um pouco dos cuidados que ele adotou.

Em primeiro lugar a terra deve ser bem preparada para adquirir características ideais que impeçam a ocorrência de um processo erosivo que leve a perda de nutrientes do solo. Em segundo lugar a terra deve estar bem adubada, com insumos que serão absorvidos pelas raízes e distribuídos pela seiva para toda a figueira. E por último, deve-se manter um cuidado constante e uma boa observação para ver se o tratamento está sendo eficiente ou se a vegetação apresenta algum tipo de deficiência.

Para esse processo são necessários três produtos principais:

Da esquerda para a direita: Carvão, Bokashi e Esterco de vaca

- Carvão: que proporciona uma granulometria adequada do solo e auxilia nos processos de adubação;

- Bokash​i: insumo feito de uma mistura balanceada de matérias orgânicas de origem vegetal e/ou animal que são submetidas a processo de fermentação controlada;

- Esterco de vaca: fertilizante natural que auxilia no processo de nutrição vegetal.

Com esses três produtos na mão só é preciso cavar buracos na terra com ajuda de uma cavadeira e procurar se aproximar das raízes, sem ferir a árvore. Dessa forma, os produtos podem ser adicionados até cobrir o buraco aberto e conforme o tempo for passando e as chuvas forem regando, os nutrientes se incorporarão ao solo servindo de alimento para a figueira.

Processos da Adubação Orgânica: Buracos cavados próximos as raízes.

Processos da Adubação Orgânica: Colocação dos três produtos nos buracos.

Após as podas drásticas e ameaças de corte que a figueira recebeu, esse cuidado reacendeu sua estrutura. O tratamento escolhido feito a partir de produtos naturais é benéfico pois disponibiliza tanto macronutrientes, quanto micronutrientes (nem sempre utilizados em outros métodos de adubação) para a planta e, com isso, garante uma melhor qualidade ambiental para toda a praça. Dessa forma, vemos que a boa vontade social associada ao conhecimento técnico proporcionou uma melhor reestruturação da árvore para que ela se mantivesse no seu lugar.

Depois da Figueira, chegou a hora de salvar a Praça

A partir desses cuidados com a figueira o grupo de vizinhos se animou e decidiu entrar em contato com o Praças para revitalizar toda a praça Villaboim. Em consequência dessa história surgiu o Amigos da Villaboim, uma ação em conjunto com os moradores, comerciantes e empresários que reúne um grupo disposto a ajudar mensalmente a manter a praça em seu melhor estado, cuidando da natureza e a infraestrutura local. Se você gostou e se interessou pelo projeto venha conhecer melhor nossas ações e faça parte da nossa Adoção Colaborativa!

Deixe seus comentários:

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OKSubscriptions powered by Strikingly