Return to site

Quem plantou a Figueira da Villaboim?

Histórias que a árvore carrega

· villaboim

A incrível história de quem plantou a árvore, as tentativas de derrubá-la e a movimentação dos moradores para salvar a Figueira e também a Praça.

Inscreva-se na nossa newsletter das Praças

O nascimento da Figueira

A história da Figueira que ocupa o coração da Praça Villaboim começou na década de 1930. Em meados de setembro, no ano de 1937 o ex-prefeito de São Paulo Fabio da Silva Prado inaugurou a praça como uma homenagem à Manuel Pedro Villaboim (advogado e cidadão que se dedicou à política e ao serviço social ao longo da vida). No evento, a família acompanhava o acontecimento dedicado ao seu antepassado. Na época, os pequenos Raul e Fernando Villaboim prestigiavam a homenagem ao avô e tiveram a honra de participar do nascimento da maior figura da Villaboim: a linda figueira.

Crescidos no bairro, foi das mãos dos meninos que a árvore se instalou no solo de Higienópolis e começou a embelezar o local. Plantada ainda como uma muda foi amadurecendo, assim como a cidade ao seu redor, e após quase 80 anos sombreia e abriga os visitantes da praça. Suas raízes agressivas e seu caule escultural acompanharam a história local, inclusive sendo guardiã de encontros e brincadeiras de seus cultivadores.
 

Fernando Villaboim Carvalho na Praça Villaboim. Foto: Praças

Fernando Villaboim Carvalho na Praça Villaboim. Foto: Praças

A primeira tentativa de corte

A Figueira é uma espécie muito conhecida na botânica por fazer parte de uma das maiores famílias do reino vegetal. Em condições naturais as espécies chegam a 30 metros de altura e crescem de maneira suntuosa, como a ocupante central da praça de Higienópolis. Seu tronco e seus galhos cresceram ao longo dos anos acompanhando a história do bairro, constituindo um marco local e fazendo parte do patrimônio que a praça carrega.

Há alguns anos a Figueira sofreu sua primeira ameaça ao tentar ser derrubada para dar lugar a um obelisco em homenagem aos comerciantes de seu entorno. Após verificada sua importância ambiental para a manutenção de serviços ecossistêmicos o projeto não seguiu adiante e, logo em seguida, a praça foi tombada pela gestão municipal.  
 

Fernando com sua esposa Renata embaixo da Figueira da Praça Villaboim aonde costumavam namorar na infância. Foto: Praças

Fernando com sua esposa Renata embaixo da Figueira da Praça Villaboim aonde costumavam namorar na infância. Foto: Praças

A perseverança da Figueira

Após esse primeiro episódio a figura principal da Villaboim chegou a sofrer muitas ameaças de poda extrema e cortes. Em 2013 a árvore foi diagnosticada com uma praga que se instalou em diversas Figueiras ao longo da cidade. Um tipo de fungo que devasta as espécies de Ficus foi diagnosticado e comprometeu sua estrutura.

Quando enfraquecida a espécie apresenta chance de queda e, portanto, foi considerada como um risco para o local. Na época a prefeitura emitiu uma ordem de corte imediata, já que não havia indicações para o tratamento da árvore. Inconformada com a perda da Figueira a população se organizou e se posicionou contra a ação municipal. Após diversos esforços dos moradores a Figueira se manteve em pé e conseguiu se fortalecer novamente.

Entrevista com Fernando Villaboim Carvalho

Confira os melhores momentos de nosso bate-papo com o garoto - hoje um senhor - que plantou a Figueira da Villaboim.

O surgimento dos Amigos da Villaboim

Com a Figueira em pé definitivamente, o esforço social foi tão grande que os moradores encontraram uma motivação a mais: melhorar a qualidade da praça como um todo. Uma ação em conjunto com os moradores e comerciantes, reúne um coletivo disposto a ajudar mensalmente a manter a praça em seu melhor estado e de forma a salvar a natureza e a infraestrutura local. Reconhecer a qualidade ambiental, preservar a história e a cultura local já está nos planos de muitos moradores e comerciantes do entorno. Se você deseja contribuir para a continuação desse movimento inspirador venha conhecer o trabalho do Praças em parceria com os Amigos da Villaboim. Faça parte da nossa Adoção Colaborativa e venha conosco revitalizar o espaço.

Deixe seu comentário:

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OKSubscriptions powered by Strikingly