Return to site

Qual o nome correto da Praça?

Junto ou Separado? Com M ou com N? Com 1 ou 2 "L"?

· villaboim

As principais dúvidas sobre a grafia da praça, as maneiras adotadas, o uso correto e outras curiosidades sobre o projeto dos moradores para preservar o local.

Inscreva-se na nossa newsletter das Praças

Diversas palavras carregam o peso de suas origens. Quando falamos em nomes ou denominações muitos erros podem acontecer devido às alterações que a gramática sofreu. A Praça Villaboim é um exemplo. Vemos ela escrita de diversas maneiras.

As principais dúvidas

Muitos erros acontecem em relação ao nome da praça. Há o questionamento sobre a maneira correta de se escrever e as principais dúvidas são as seguintes:

  • se é junto ou separado
  • com um "L" ou dois
  • com "M" ou "N" no final

No português poucas palavras empregam o "N" como consoante final, somente em casos específicos ou palavras técnicas como pólen, elétron, entre outras. Os sobrenomes também raramente são escritos de forma separada. Embora não haja uma lei para nomenclatura, ela costuma seguir as origens históricas.

Qual o correto afinal?

Historicamente o nome da praça foi alterado de Praça Piauí para Praça Vilaboim em homenagem ao Dr. Manuel Pedro Villaboim, figura política do século 20 (saiba mais sobre o Dr. Villaboim aqui). Repare que o sobrenome de Manuel é escrito com dois "L".

Foto de Manuel Villaboim.

Fonte: acervo pessoal, fornecido por Fernando Villaboim.

A prefeitura, no entanto, ao cadastrar a praça cometeu um erro. Na oficialização a grafia consta um "L" só. O nome oficial cadastrado é, portanto, Praça Vilaboim. Com um "L", "M" no final e escrito junto. O site Dicionário de Ruas da prefeitura esclareceu em uma nota o ocorrido.

"Apesar do sobrenome na família ser "Villaboim" (grafado com duas letras "l") o Ato oficial da Prefeitura em 1937 foi emitido como "Vilaboim" (com apenas um "l")​".

fonte: http://www.dicionarioderuas.prefeitura.sp.gov.br/PaginasPublicas/ListaLogradouro.aspx

A Homenagem dos Amigos da Villaboim

Por outro lado, os Amigos da Villaboim, um grupo de pessoas e empresários locais dedicados a revitalizar a praça, resolveu adotar o nome correto do homenageado, em respeito à família do Dr. Villaboim e, portanto, utiliza os dois "L".  

Qual forma devo utilizar?

Para o envio de correspondências ou cadastros oficiais, deve-se manter a maneira adotada pela prefeitura, "Vilaboim". Caso contrário, o endereço não será válido. Mas para outros fins, não oficiais, como nome de projetos, grupo de moradores e comércios a forma a ser utilizada no caso da Praça Villaboim é relativa, como é o caso da banca de jornal existente na praça, que adotou o nome com a grafia correta do homenageado pela praça.

Saiba mais sobre os Amigos da Villaboim

Os Amigos da Villaboim são um grupo de moradores e empresários locais determinados a melhorar o espaço público a partir da adoção colaborativa da praça, movimento que pretende preservar, melhorar e manter esse espaço verde de Higienópolis a partir do financiamento coletivo recorrente.

Queremos convidar você para participar desse movimento! Seja um Amigo da Villaboim e ajude na campanha colaborativa.

Deixe seu comentário:

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OKSubscriptions powered by Strikingly