Return to site

Praça Villaboim é adotada por moradores de Higienópolis

Venha ler sobre essa ação viabilizada pela vizinhança que busca melhorar as condições da praça por meio da adoção colaborativa.

· villaboim

Conheça a história, a mobilização e os resultados alcançados pelos Amigos da Villaboim na transformação do espaço e da comunidade

Inscreva-se na nossa newsletter

Como começou

A maioria das praças de São Paulo não se encontram no seu melhor estado de preservação. O novo modelo de gestão compartilhada proposto pelo Praças veio para inovar a forma de se cuidar das áreas verdes da cidade. A Adoção Colaborativa é uma forma de viabilizar coletivamente a revitalização desses espaços. É uma oportunidade da vizinhança se apoderar do espaço e viabilizar melhorias com qualidade.

Moradoras participantes do SOS Villaboim. Fonte: Alexandre Rezende/Folhapress http://www1.folha.uol.com.br/saopaulo/2013/06/1302502-faap-recusa-convite-para-ser-mantenedora-da-praca-vilaboim-em-higienopolis.shtml.

Um grupo de moradores de Higienópolis lutava há quatro anos para manter as condições ambientais do bairro. Toda história começou quando a prefeitura emitiu uma nota de corte de diversas árvores que haviam sido acometidas por um fungo. Uma das árvores era a Figueira que ocupa o centro da Praça Villaboim. Após diversos diálogos com a prefeitura, os moradores criaram um grupo chamado SOS Villaboim e conseguiram manter ela na praça com o compromisso de auxiliar no processo de recuperação a partir de uma adubação especial (contamos aqui).

Adubação especial da figueira

Demandas

Sabendo que não só da árvore vive a praça, um grupo de moradores e comerciantes se interessaram em cuidar de todo o local. Informalmente eles iniciaram uma vaquinha para bancar um serviço de limpeza prestado por um trabalhador do bairro. Dessa forma, os cuidados com a praça eram mais frequentes que os realizados pela prefeitura.

Após algum tempo, perceberam que a Villaboim precisava de uma estrutura mais organizada e encontraram no Praças uma forma de viabilizar as mudanças de forma transparente e sistematizada. Após um primeiro contato e conhecimento do local foi lançada a campanha de financiamento recorrente que contou com a ajuda de diversos moradores e comerciantes. A campanha recebeu o nome de Amigos da Villaboim, um retrato das pessoas que se preocupam e contribuem com a praça.

Jardineiro cuidando do playground viabilizado pelos Amigos da Villaboim

Diversas reuniões foram feitas em baixo da figueira e muitos moradores engajados do bairro mobilizaram amigos e parceiros a colaborar no projeto que garante a manutenção frequente da praça. Após alguns meses de mobilização a primeira meta do projeto de adoção foi alcançada. O trabalho e dedicação fizeram com que muitos se interessassem em colaborar financeiramente para melhorar a praça.

A primeira meta foi viabilizada por mais de 40 amigos que atualmente juntos colaboram com 2.200,00R$ por mês. Esse dinheiro é utilizado para a manutenção frequente da praça, bancando um faxineiros que faz a varrição três vez por semana, um zelador que realiza a a jardinagem 2 vezes por mês, e um fundo de melhorias que cobre gastos com pequenas obras e intervenções.

O projeto financiado pelos Amigos da Villaboim retrata uma nova forma de se fazer cidade e construir espaços com identidade e cooperação. As contribuições são individuais, mas o resultado é construído a partir das necessidades coletivas e usufruído por todos do bairro.

Estado dos jardins sem a colaboração e com a colaboração mensal.

Faça parte dessa comunidade

Você pode participar desse movimento também. Se você é um morador de Higienópolis e se identifica com o projeto da Villaboim pode virar um Amigo da Villaboim e colaborar para alcançarmos impactos ainda maiores.

O Praças é uma plataforma de Adoções Colaborativas. Trabalhamos em conjunto com comunidades interessadas em agir nas praças dos bairros. Arcamos com toda a parte burocrática entrando com o pedido de adoção na prefeitura, com a criação do site da praça, viabilizando a contratação de equipes de profissionais para realizar os serviços necessários e gerindo todo o recurso de forma aberta e transparente. Veja como sua praça pode participar desse movimento aqui.

Deixe seu comentário:

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OKSubscriptions powered by Strikingly