Return to site

Como um grupo de vizinhos está impactando Higienópolis

Leia sobre os resultados que a adoção colaborativa está trazendo para a Praça Villaboim, veja fotos do novo trabalho realizado e entenda como é fácil ajudar no projeto.

· villaboim

Como está o estado da Villaboim atualmente e quais foram as mudanças já conquistadas pelos moradores que adotaram colaborativamente a praça.

Inscreva-se na nossa newsletter

O estado atual da praça

A Praça Villaboim está consagrada em Higienópolis há muito tempo. Desde sua inauguração ela já sofreu algumas modificações importantes, passando de um campo de futebol para uma praça urbanizada, como contamos no texto da Praça Villaboim Antigamente. Hoje em dia suas características físicas e naturais se encontram em um estado pouco conservado, precisando de uma mãozinha. Grande parte dos moradores do bairro se incomodam com o estado de conservação do playground infantil, com a sujeira que é acumulada em alguns pontos, com a falta de iluminação apropriada, entre outras incomodidades.

Praça pouco cuidada, com playground inacessível, mato invadindo, arbustos sem poda.

O cuidado colaborativo

Cansados de enfrentar esses problemas diariamente um grupo de moradores em parceria com o Praças se organizou e criou o Amigos da Villaboim, um grupo de vizinhança engajado e participativo com objetivo de promover melhorias na praça. A partir da plataforma on-line de Adoção Colaborativa de Praças, essas melhorias se tornam possíveis tendo o Praças com responsável por cuidar de toda burocracia enfrentada junto ao poder público, de toda contratação de funcionários e também da gestão do dinheiro arrecadado.

Os Amigos da Villaboim se dispõem a ajudar mensalmente a partir de um financiamento coletivo com o intuito de arrecadar uma meta mínima no valor de R$ 2.217,00 por mês. Esse valor é capaz de garantir que a praça seja mantida sempre em bom estado. Quando alcançada, a meta mínima financia diversos serviços:

  • um zelador (3x por semana) 
  • um faxineiro (2x por mês)
  • um agrônomo responsável pela coordenação das melhorias
  • a manutenção da plataforma on-line colaborativa
  • um fundo de melhorias
  • e outras taxas de transação financeira.

Dessa forma, todo processo é realizado de forma transparente e segura, tendo a certeza de que a Praça Villaboim receberá a atenção e os cuidados necessários. Por enquanto o projeto já conta com 33 amigos, que juntos colaboram com R$ 1.550,00 por mês. Portanto, somente uma parte dos benefícios está sendo alcançada.

Mutirão de Jardinagem viabilizado pelos Amigos da Villaboim

As melhorias alcançadas

Melhorias na área do playground com arbustos aparados, mato removido, local limpo e seguro.

Dentre todos os esforços feitos em parceria com moradores e funcionários alguns benefícios já estão sendo alcançados. Partindo de uma maior mobilização entre vizinhos, até serviços prestados na praça. Atualmente é feita uma varrição constante, na tentativa de manter a praça limpa e bonita. Recentemente foi realizado um mutirão de jardinagem pelos prestadores de serviço, em que foram feitas podas, limpeza de galhos secos, corte de grama, manutenção da área do playground e adubação dos canteiros.

Cuidados com o jardim, limpeza de galhos secos, corte de grama.

A manutenção da vegetação sempre foi um ponto importante no local, já que os moradores se uniram para salvar a figueira que ocupa um lugar importante no espaço (leia aqui). Mas, além da linda árvore é importante a poda e cuidado regular das outras espécies que criam o paisagismo da praça, pois elas são responsáveis por gerar sensações de insegurança e abandono, quando mal cuidadas.

Limpeza dos canteiros e varrição semanal.

O processo de jardinagem e manutenção de áreas verdes em espaços públicos tem grande importância. Quando estamos num local onde o paisagismo está sendo mantido nos sentimos bem, seguros e vemos a beleza e exuberância das diversas espécies que costumam ocupar as praças e parques, podendo desfrutar com qualidade do espaço público.

Como você pode colaborar

Acreditamos que a Villaboim mereça ser aprimorada, para realçar ainda mais as qualidades que a praça carrega. Qualquer morador interessado em fazer parte desse processo pode contribuir no sistema de Adoção Colaborativa e criar novas formas de usar esse espaço em Higienópolis de forma participativa e impactante. Convidamos você a ajudar nessa iniciativa que gera resultados para todos do bairro!

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OKSubscriptions powered by Strikingly