Return to site

5 benefícios importantes que as praças oferecem

Saiba quais são as características mais importantes que as praças guardam que nos influenciam diretamente.

· Pracas

Entenda a importância da praça para as questões urbanas, os simples benefícios que elas podem trazer e como fazer a diferença nas praças do seu bairro

Inscreva-se na nossa newsletter

Como as praças influenciam a cidade

A importância das praças como local público vem desde a antiguidade. As cidades eram construídas partindo de um centro de convivência e de encontros que determinava toda a distribuição do espaço. A importância histórica das praças é comumente lembrada em livros da atualidade ao mencionar as ágoras gregas e os fóruns romanos, demonstrando o espaço como local de intensa manifestação popular. No Brasil, as praças que se assemelham às celebradas praças medievais são raras, aqui o espaço seco é caracterizado com largo, pátio e outros. 

Pátio do Colégio. Fonte: TeleHelp

A praça é um local de beleza, memória, constituindo a alma da cidade. Nela se encontram marcos referenciais, projetos paisagísticos que estimulam o convívio. Hoje em dia, além de se constituírem de um espaço não construído dentro da malha urbana elas carregam diversas funções e benefícios ao bem estar social. Rompem a homogeneidade urbana como pontos de descompressão entre as edificações que as envolvem.

Os principais benefícios

Além de se constituírem como um ponto referencial e de desruptura na cidade elas carregam diversas funções que podem auxiliar nossa organização social e redefinir papéis de importância. Separamos os cinco principais pontos de importância que as praças possuem na cidade.

1. Função social.

O benefício social se relaciona com as possibilidades que as praças oferecem à população. De um simples gramado sombreado, à locais com quadras e jardins projetados as praças oferecem oportunidades para quem deseja relaxar, praticar uma atividade, planejar um encontro ou se reunir para um protesto. Ela funciona como um local de interações e trocas de idéias, características básicas da vida urbana ao ar livre.

Praça pôr do sol. Fonte: Google

2. Criação estética

A criação estética advém do fato que uma praça pode adquirir diferentes tipologias. Uma praça jardim assume um sentido de contemplação do paisagismo em locais onde a circulação é priorizada, diferente de uma praça seca que assume a função de criar um local de encontro social com a presença de largos históricos. Ou seja, elas são capazes de criar essa diversificação da paisagem construída e participar do embelezamento da cidade.

Praça de Armas de Cuzco . Fonte: Meus planos de viagem.

3. Ação educativa

Por se constituírem de um espaço publico as praças podem funcionar como um local propicio para atividades educativas. Tanto para ações governamentais em campanhas contra as drogas, a favor de um transito mais seguro, contra epidemias, etc, quanto para escolas que desejam realizar o desenvolvimento de atividades extra-classe e de programas de educação ambiental.

As praças, quando frequentadas, proporcionam momentos de interação e bem estar no convívio ao ar livre. Espaços de recreação e lazer são palcos importantes para as crianças, que podem entender a importância de sua conservação na medida em que a usufruem.​ - Mariana Moretti (Pedagoga)

Praça dos nossos sonhos. Fonte: Archdaily

4. Extrema importância ecológica.​

As praças de hoje em dia são as principais responsáveis pela presença de vegetação na cidade. As árvores, por suas características naturais, proporcionam muitas vantagens ao homem que vive na cidade, sob vários aspectos entre eles: o de gerar bem estar psicológico, embelezar o espaço, proporcionar sombra e proteção, manter o solo permeável diminuindo a chance de enchentes, auxiliar na manutenção do clima evitando ilhas de calor, melhorar a qualidade do ar, aumentar a biodiversidade e funcionar como trampolins ecológicos.

Praça Vitor Civita. Fonte: ArchDaily.

5. Bem estar psicológico​

As praças ao fornecerem todos esses aspectos atuam em nossa formação como indivíduo. Além disso, já mencionamos como a vegetação é responsável por gerar a sensação de bem estar nas pessoas. Quando estamos em contato com os elementos naturais dessas áreas, ao realizar atividades físicas em espaços abertos, nosso sistema nervoso fica mais relaxado, criando esse benefício de um local que funciona como anti-estresse dentro dos estressantes centros urbanos.

Somos seres históricos, sociais e levamos em consideração o contexto em que vivemos. Esses espaços de convivência são necessários para manter a cultura e a história como parte da nossa formação como indivíduos.​ - Maíra Bergo (psicóloga)

Uma iniciativa para beneficiar praças degradadas

Esses benefícios listados acima fazem parte das características que definem a qualidade socioambiental dos lugares que frequentamos. O Praças é uma ferramenta que surgiu com o intuito de trabalhar nesses espaços públicos que apresentam todas essas potencialidades, mas que foram deixadas de lado pelo poder público. Uma plataforma de Adoções Colaborativas foi criada para pessoas que gostariam de fazer a diferença no bairro onde moram, reconquistando o espaço público com a tentativa de revitalizar as praças e criar um novo espaço de convivência mais belo, saudável, educativo e seguro.

O Praças facilita o processo pra você que tem o interesse em impactar positivamente seu bairro.

  • Indique sua praça no mapa colaborativo aqui
  • Agende uma visita na sua praça com a equipe do Praças aqui
  • Entre em contato com o Praças aqui 

É muito fácil colaborar se você tem interesse em ajudar a cultivar esses espaços de encontro. A ferramenta de adoção colaborativa pode ajudar a recuperar a praça mais próxima do seu bairro. Melhorar as características da praça mais próxima a você é simples.

Deixe seu comentário:

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OKSubscriptions powered by Strikingly